Muitos profissionais da saúde se veem perdidos na hora de escolher o melhor canal para atrair mais pacientes. Definir quais ações direcionar os esforços não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para determinar a melhor estratégia, é necessário entender a sua realidade. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.
Marketing Tradicional x Marketing Digital
À primeira vista, pode parecer que um exclui o outro. Muitos acreditam que o marketing tradicional foi “engolido” pelo marketing digital, tornando o primeiro obsoleto. Por outro lado, alguns profissionais desconfiam das ações na internet e preferem os métodos convencionais de divulgação.
É importante entender que ambos são complementares e devem ser usados juntos. As ações tradicionais são ótimas para atrair potenciais pacientes, fortalecer a marca e demonstrar os diferenciais do médico. O marketing digital é importante quando os pacientes buscam mais informações sobre tratamentos e procedimentos oferecidos.
Principais Canais para Aquisição de Pacientes
Escolher os melhores canais para captar clientes está diretamente ligado à realidade de cada profissional (verba disponível, especialidade, perfil do paciente, região, entre outros). Confira os principais canais:
Redes Sociais: As redes sociais são excelentes para criar um relacionamento mais pessoal com o público, gerar engajamento e construir autoridade. Com alto poder de disseminação, são ótimas para divulgar e apoiar causas. Porém, o médico deve desenvolver conteúdos e responder às dúvidas dos pacientes de forma simples e informal, já que o tom pessoal das mídias pode fazer o discurso institucional perder visibilidade.
Palavras-Chave Patrocinadas: As palavras-chave são termos que definem produtos ou serviços e nas quais é possível investir para obter um bom posicionamento nas páginas de busca, como o Google. O Google Ads é uma seção específica onde é possível pagar para aparecer de forma estratégica. Por exemplo, quando um paciente busca por produtos ou serviços relacionados às suas “palavras-chave”, o seu negócio pode aparecer como o primeiro resultado de busca.
Assessoria de Imprensa: A assessoria de imprensa permite aos médicos participações em programas de TV, rádio, revistas, jornais e outros meios de comunicação. A visibilidade aumenta a percepção de valor e gera autoridade. Porém, essa visibilidade também depende da qualidade e do alcance do programa.
Mídia Impressa: Os materiais impressos são essenciais para demonstrar organização, evitando impressões desorganizadas. Além disso, ajudam na divulgação espontânea do negócio e na fixação da marca na mente dos clientes. Esta estratégia também demonstra o posicionamento da empresa, ou seja, como o médico deseja que sua marca seja lembrada pelos pacientes. Com uma estratégia bem planejada, é possível mensurar os resultados do investimento.
Outros Métodos de Divulgação:
- Palestras
- Marketing de conteúdo
- Anúncios nas redes sociais
Dificilmente os profissionais utilizarão todos os canais, mas a escolha do melhor método está em conhecer suas características e analisar os benefícios dos canais no contexto de cada profissional.